terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CARICATURAS E ESTILOS

Caricatura é um retrato distorcido de uma pessoa, enfatizando e exagerando, de forma humorística, suas características físicas mais salientes. Essa é a definição clássica do termo "caricatura". E é o que geralmente se pratica entre os ilustradores.

Mas não pense, caro leitor, que as caricaturas se resumem a desenhos de narigões de batata, bocas de sapo, orelhas de Dumbo e cabeças de ETê. Elas são de um alcance artístico inacreditável, podendo variar entre quase-retratos a distorções bizarras, daquelas que chegam ao ponto de constranger o pobre caricaturado. Trata-se de uma arte multifacetada, quase eclética, permitindo-se diversos estilos de traços. E é o cliente - você, caro leitor - quem escolhe o seu estilo.

Vamos pegar de exemplo uma foto do Moiza mesmo, dos tempos em que eu andava de cabelão rebelde, praticamente uma caricatura ambulante (assim, fica fácil, né?). Segue abaixo:




Desta foto, usada como modelo, elaborei pelo menos três estilos totalmente diferentes de caricaturas, classificando desta forma:



ESTILO RETRATO

Perceba que não temos aí um retrato propriamente dito. Os retratistas obedecem, de forma absolutamente técnica e praticamente nenhuma liberdade de traços, cada detalhe da foto-modelo. Nas caricaturas "estilo retrato", porém, permanece a liberdade de criação do artista, mas com certa obediência aos traços da foto. O resultado é uma caricatura que não exagera os pontos mais salientes da pessoa e não constrange o caricaturado. O caráter humorístico permanece, mas de forma mais sutil. É o estilo ideal para se dar de presente em dias especiais como aniversário, namoro ou casamento.



ESTILO CARICATO

É o mais empregado entre os caricaturistas. Aqui, não tem perdão! Narigão, orelhão, cabeção... tudo é feito para escrachar, esculachar e elevar o potencial humorístico da caricatura ao máximo. Ideal para pessoas que querem se divertir, sem se preocupar com a zoeira dos outros. E, aliás, a ideia é brincar mesmo, fazer rir. É o estilo ideal para se dar de presente ao amigão do peito, aos colegas de classe e zoar pra valer.



ESTILO CARTUM

Cartum (ou cartoon) é um desenho humorístico geralmente utilizado na criação de personagens de Histórias em Quadrinhos e desenhos animados. As caricaturas "estilo cartum" primam pelos traços simples, objetivos e limpos, remetendo à ideia de um personagem de Histórias em Quadrinhos infantis. São caricaturas divertidas, que não constrangem o caricaturado, captando suas características básicas em traços sutis. Ideais para convites de casamento, festas de aniversário, formaturas etc.


E não vamos dizer que os estilos de caricaturas se resumem a isso. Já trabalhamos com caricaturas estilo mangá, caricaturas temáticas... e, certamente, outros estilos poderão ser empregados ao gosto da imaginação de cada um.

Qual é o seu estilo?