GLOSSÁRIO BÁSICO

DESENHO
Desenho é composição artística que dá base a uma obra bidimensional ou unidimensional (linear). Engloba tanto o esboço (rascunho) quanto o resultado final, com arte-final e colorização. São várias espécies: ilustrações, caricaturas, charges, cartuns, realismo, etc. Pode ser elaborado artesanal ou digitalmente.

CARICATURA
Caricatura é retrato distorcido de uma pessoa, enfatizando e exagerando, de forma humorística, suas características físicas mais salientes. Bastante utilizada em convites de casamento e aniversários, camisetas de formaturas, charges de jornais ou, mesmo, em eventos em que o caricaturista é contratado para desenhar os convidados.

ILUSTRAÇÃO
Ilustração é desenho utilizado para explicar, sintetizar, acompanhar, acrescentar algo ou, mesmo, decorar um texto. Muito comum em jornais, revistas e livros, especialmente infantis, e na publicidade e propaganda.

CHARGE
Charge é espécie de ilustração que satiriza algum acontecimento da atualidade, geralmente por meio de caricaturas das pessoas envolvidas. Muito utilizada em jornais e revistas.

CARTUM
Cartum, também chamado “cartoon”, é um desenho humorístico utilizado para satirizar eventos da atualidade (como é o caso das charges) ou ilustrar algo da imaginação do desenhista (como é o caso das Histórias em Quadrinhos, com criação de personagens e eventos imaginados pelo desenhista). Muito utilizado em histórias em quadrinhos, revistas, jornais e animações.

VETORIZAÇÃO
Vetor é segmento de reta com origem e extremidade. Vetorizar é técnica em que se substituem os pixels de uma imagem BITMAP em segmentos de reta totalmente digitais, somando-se diversos vetores para formar uma imagem. A grande vantagem dos desenhos vetoriais é que podem ser aumentados e diminuídos sem perda da qualidade da arte, permitindo-se a impressão da imagem em outdoors gigantescos e adesivos minúsculos. Os desenhos vetoriais são, geralmente, feitos por meio de softwares como Corel Draw e Adobe Illustrator.

ANIMAÇÃO
Animação é arte de criar imagens em movimento. Consiste, basicamente, na técnica de se utilizar vários desenhos representando, cada um, movimentos diferentes, unindo-se todos em frames por segundo (FPS), dando-se, assim, a ilusão de que a imagem se movimenta. Atualmente, utilizam-se softwares como Adobe Flash e Moho Anime Studio para criar animações.

DIAGRAMAÇÃO
Diagramar, também chamado "paginação", consiste, basicamente, em distribuir elementos gráficos (imagens e textos) em um espaço limitado de páginas impressas ou digitais, de forma a torná-las atraentes e inteligíveis. É aplicada em diversas mídias, tais como jornais, revistas, folhetos, cartazes, livros etc.